Alimento para Alma


Galerias são opção interessante para passeio cultural em Uberlândia


GUSTAVO MOREIRA - Repórter - ( mailto:redacao@correiodeuberlandia.com.br )


Um caldeirão cultural com diversas influências e manifestações. Assim pode ser definido o acervo disponível à visitação do público (gratuitamente) nas principais galerias de Uberlândia. O interessado pode se deliciar com a contemplação de temas assinados por artistas locais como Alexandre França, Aninha Duarte, Vânia Vilela, Leonardo Finotti (entre outros) e obras clássicas brasileiras como as do pintor modernista Cândido Portinari.
Difícil passar pela rua Vigário Dantas, no bairro Fundinho, e não perceber as obras assinadas pela artista plástica Vânia Vilela. Os 25 anos de carreira da profissional estão relatados nas produções de diferentes fases como da coleção "Bichos Híbridos" (em telas e esculturas) e as obras atuais, influenciadas pela busca da interioridade humana. Pela vitrine da galeria é possível visualizar as mensagens de paz, amor e a busca da interioridade feitas com sucata em grandes letras de forma.

A preocupação com a preservação dos recursos naturais é o ponto mais marcante em "Bichos Híbridos", que mostram animais do cerrado, misturados com outros bichos de todo o mundo. "Neste trabalho eu faço a fusão de vários animais que se transformam em seres biomáticos", define. Nas viagens à Índia, a artista encontrou respostas aos diversos questionamentos sobre a busca de harmonia, paz e o desenvolvimento energético. Alguns dos resultados destas inquietações são trabalhos feitos em forma de perfurações em tecidos, que formam desenhos de mandalas, rosas e estrelas.

Casa de Idéias
A vivacidade e o alto astral são o ponto forte da arte de Alexandre França. As produções do artista estão disponíveis à visitação em galeria própria (veja quadro). Logo no saguão de entrada, duas peças chamam o visitante à indagação sobre o cotidiano. Com os títulos "Hoje" e "Yesterday" (ontem), os quadros ressaltam as expectativas humanas sobre o presente e as reflexões sobre o passado.
A galeria de França – chamada de Casa das Idéias – faz jus ao nome. O espaço possui inúmeros itens, assinados por vários artistas, que vão prender a atenção dos visitantes. As obras de Aninha Duarte chamam para a religiosidade do povo brasileiro, principalmente, com oratórios, comuns no universo interiorano. As fotos de Finotti impressionam pelos detalhes das imagens que capturaram vários pingos de leite. O resultado são fotos exóticas impressas em preto e branco.
Elizabeth Nasser guarda tesouros de Portinari no Fundinho

O acervo da marchand Elizabeth Nasser é de fazer inveja a qualquer colecionador. Na galeria particular (entrada franca), a profissional guarda 18 exemplares do pintor modernista Cândido Portinari, um dos mais reconhecidos no Brasil, além de ter recebido vários prêmios internacionais como a segunda menção honrosa na exposição do Carnegie Institute de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 1935. Cada figura do artista são avaliados em, no mínimo, U$$ 80 mil.

A artista Vânia Vilela tem sua obras exposta em Galeria
na Rua Vigário Dantas, Uberlândia.
O pintor, natural do município de Brodoswki no interior de São Paulo, é considerado um clássico do modernismo (entre outros motivos) pela retratação do Brasil e das desigualdades sociais. De origem pobre, Portinari nasceu numa fazenda de café. A influência foi levada para as artes, posteriormente, na tela intitulada "Café", que recebeu prêmios nos Estados Unidos em 1935. "O diferencial de Cândido Portinari é o fato de ele ter sido um artista pintor. Me sinto um pouco realizada de tê-lo em minha coleção, pois gostaria de ter todos os modernistas", diz.

Elizabeth Nasser tem outras obras de importantes como os paulistas Antônio Carelli, Antônio Cabral e José Carlos Porangaba Martins (conhecido como Martins Porangaba). Todo o acervo está disponível à visitação do público e a pesquisadores.

SERVIÇO
Galerias (local e horários de visitação)
Galeria Vânia Vilela
Rua Vigário Dantas, 236
Fundinho
Horário de funcionamento: das 8 às 12h // das 13 às 18h
ENTRADA FRANCA

Casa das Idéias
Rua Javari, 32
Lídice // 3219-3662
Horário de funcionamento: das 9 às 11h30 // das 14 às 17h30
ENTRADA FRANCA

Galeria Elizabeth Nasser
Rua José Aiube, 360
Fundinho
Horário de funcionamento: das 14 às 18h
ENTRADA FRANCA

 

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. | Design by Emanuelle Andrade | Powered by Blogger